Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Qual aero modelos você mais gosta?
A gasolina
Eletrico
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (24 votos)

Partilhe esta Página

chat

 
 
contador gratuito de visitas

Dicas de aeromodelismo
Dicas de aeromodelismo

Dicas de aeromodelismo elétrico

Primeiramente antes de qualquer coisa gostaria de informar ao leitor que esse manual tem como intuito ajudar aquele necessitado a ajuda ou algumas duvidas no aeromodelismo elétrico.

1ºcapitulo: por que elétrico?

  • Muitas pessoas preferem aeromodelos elétricos pelas seguintes características:
  • Baixo nível de ruído;
  • Facilidade na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
  • Facilidade na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
  • Envelope de vôo mais abrangente, permitindo pousos lentos, vôos em locais fechados, ou parques.

 

 

2º capitulo: materiais utilizados na construção.

  Ao contrario do aeromodelo glow onde se e utilizado para construção madeira balsa(algumas vezes e utilizada) e compensado, no aeromodelismo elétrico utiliza-se matérias leves para construção sendo os mais utilizados deprom e isopor (de preferência p3).

 

  Mas nem sempre utilizamos so esses materiais. Hoje como citei acima em alguns casos utilizam-se a madeira balsa. Abaixo uma foto de um aeromodelo elétrico feito com madeira balsa.

 

 

3ºcapitulo: o motor:

 Atualmente os motores brushless são a melhor opção pois são mais leves,potentes e eficientes.

 

Dentre eles os melhores são:

Hacker e axi: pioneiros em brushless com um preço meio alto claro.

Hyperion: tem a mesma qualidade dos axi com um preço mais em conta.

Tower pro: tem o mérito de ser o primeiro a trazer preços baratos por motores brushless no mercado.

Emax: Ainda são novidade mas tem surpreendido pela qualidade e preço baixo.

 

Abaixo um exemplo de motor brushless:

 

 

Capitulo 4: o ESC:

ESC e abreviação de eletronic speed control(controlador eletrônico de velocidade) basicamente se divide entre brushless(para motores sem escovas) e brushed(para motores com corrente continua,com escovas)

 

Sua função e controlar a potencia que e enviada da bateria para o motor.

 

Quando for comprar certifique-se de que tenha corrente uns 40% maior do que o mínimo do motor.

 

Abaixo uma foto de um esc:

 

 

Capitulo 5:Bateria.

Atualmente as melhores opções são as baterias de polímeros de lítio (LIPO)

 

Recomendo cuidado ao comprar bateria usada, pois alem de terem vida útil limitada, e precisão saber como o antigo dono cuidava de seus equipamentos para evitar comprar baterias “judiadas”

 

Quando se compra uma bateria tem que saber se você vai querer com duas ou três células, para identificar isso e só olhar a sigla 2S,3S.

 

Abaixo uma foto de uma bateria lipo:

 

 

 

Capitulo 6: Os servos

Servos são pequenos motores que recebem sinal do receptor e os transformam em movimentos para comandar as superfícies de controle do aeromodelo.

 

Para a maioria dos modelos elétricos e utilizado o de 9g.

 

As melhores opções geralmente são futaba e gws.

 

Abaixo a foto de um servo de 9g:

 

 

Capitulo 7: Entendendo a capacidade de uma bateria

A capacidade de uma bateria de armazenar carga é expressada em ampère-hora (1 Ah = 3600 coulombs). Se uma bateria puder fornecer um ampère (1 A) de corrente (fluxo) por uma hora, ela tem uma capacidade de 1 Ah em um regime de descarga de 1h (C1). Se puder fornecer 1 A por 100 horas, sua capacidade é 100 Ah em um regime de descarga de 100h (C100). Quanto maior a quantidade de eletrólito e maior o eletrodo da bateria, maior a capacidade da mesma. Assim uma pilha minúscula do tipo AAA tem muito menos capacidade do que uma pilha muito maior(por exemplo do tipo D), mesmo que ambas realizem as mesmas reações químicas (por exemplo: pilhas alcalinas).

Por causa das reações químicas dentro das pilhas, a capacidade de uma bateria depende das condições da descarga tais como o valor da corrente elétrica, a duração da corrente, a tensão terminal permissível da bateria, a temperatura, e os outros fatores. Os fabricantes de bateria usam um método padrão para avaliar suas baterias. A bateria é descarregada em uma taxa constante da corrente sobre um período de tempo fixo, tal como 10 horas ou 20 horas. Uma bateria de 100 ampères-hora é avaliada assim para fornecer 5 A por 20 horas na temperatura ambiente. A eficiência de uma bateria é diferente em taxas diferentes da descarga. Ao descarregar-se em taxas baixas (correntes pequenas), a energia da bateria é entregue mais eficientemente do que em taxas mais elevadas da descarga (correntes elevadas). Isto é conhecido como a lei de Peukert.

EFEITO MEMORIA:

Efeito memória, também conhecido como vício de bateria, ocorre em algumas baterias mais antigas como a bateria de níquel cádmio, que deve ser recarregada até sua carga máxima e usada até sua carga mínima para não diminuir sua vida útil.

Com o uso constante, as baterias de níquel cádmio tendem a registrar como carga total apenas a diferença entre a capacidade máxima de carga e o ponto inicial da bateria, ou seja, a bateria vazia. Assim, se elas fossem recarregadas com 30% de energia útil sobrando, o carregador ia "entender" que nas próximas vezes seria necessário carregar somente 70% do restante, mesmo que estivessem esgotadas completamente. Essa perda da capacidade de recarregar totalmente que é chamada de efeito-memória, pois o carregador "lembra" da carga necessária para a última recarga. Esse efeito não existe nas baterias de íon lítio que é encontrada na grande maioria dos aeromodelos novos.

 

Capítulo 8: Qual melhor custo beneficio em equipamento?

Bem isso e bem relativo, vai depender pelas necessidades do modelista.

Como exemplo: se ele precisa de um motor para um aeromodelo de 500g então ele deve comprar um motor que tenha enpuxo de 500g ou mais.

Se ele quer voar por mais tempo tem que comprar uma bateria com os MAH maiores.

No final do artigo contem links para lojas confiáveis e o link do aeromodelo elétrico da hobbys (ugly stick) que e um aeromodelo recomendável para quem esta iniciando no elétrico.

Capitulo 9: Como faço para construir meu próprio modelo?,

1º você tem que ter na cabeça uma boa idéia de aerodinâmica, construção, MUITA PACIENCIA. Esses são alguns requisitos.

Se você esta iniciando no aeromodelismo adquira um kit para montar, de preferência o ugly stick da hobbys, pois se você comprar um já montado você conseqüentemente não saberá fazer as manutenções ou concertar se for preciso.

 

Capitulo 10: considerações finais.

O aeromodelismo elétrico e mais para aqueles que buscam um vôo relaxante, não muito estressante. Se você depois de ler esse Artigo ainda estiver com duvidas,por favor não exite em mandar um e-mail com sua duvida para os e-mails contidos abaixo.